Friday, April 29, 2005

Cerca de dois milhões de pessoas fogem do Nepal

"O Diretor da Divisão de Deslocados Internos da ONU, Dennis McNamara, alertou para o agravamento da situação humanitária no Nepal. As estimativas são que até dois milhões de nepaleses já tenham cruzado a fronteira com a Índia em busca de segurança e melhores condições nas cidades. O êxodo, que já era um problema anterior na região, é agravado por conflitos entre o governo e rebeldes maoístas.

“É difícil identificar exatamente a causa de cada migração, mas é certamente uma grande preocupação humanitária. Mesmo no que pode ser uma pré-crise, ainda não sabemos exatamente como a ONU pode auxiliar essas pessoas”, disse McNamara em teleconferência com a sede da ONU, em Nova York.

Segundo o Diretor, muitos nepaleses fogem do recrutamento forçado pelas milícias maoístas, de represálias do exército, da pobreza e do clima geral de insegurança. O número de migrantes é maior entre as populações jovens: algumas vilas perderam algo entre 60 e 80% de seus jovens.

McNamara e o Representante Especial do Secretário-Geral para os Direitos Humanos dos Deslocados Internos, Walter Kalin, reuniram-se com oficiais do governo, representantes do Exército Real Nepalês e de comunidades deslocadas para debater o problema.

A situação dos direitos humanos foi descrita como “extremamente séria”, incluindo seqüestros em massa e tráfico de crianças para dentro e fora do Nepal, e o sistema jurídico do país não funciona. O Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e outras agências já se mobilizam para levar reforços para a região". (Fonte: ONU, 28/04/05)

No comments: