Friday, May 19, 2006

No ar gelado do Everest, um minuto de silêncio

Morre Vítor Negrete, um dos maiores alpinistas brasileiros Posted by Picasa

Ele conseguiu chegar novamente ao topo da montanha mais alta do mundo, desta vez sem usar cilindros de oxigênio, mas não resistiu na volta.

Resumo do que saiu no terra.com:

"O alpinista brasileiro Vitor Negrete morreu nesta sexta-feira após chegar ao topo do Monte Everest. Negrete foi encontrado morto por outros alpinistas em uma trilha na face norte, já a cerca de 550 metros do topo.

Segundo especialistas, o desgaste excessivo teria sido responsável pela morte do brasileiro, que já havia iniciado a volta do cume. Na última comunicação com a equipe, Negrete avisou que iria subir os metros restantes sozinho - seu companheiro de escalada, Rodrigo Ranieri, não estava em boas condições físicas - e pediu tranqüilidade.

Negrete é um dos principais nomes do alpinismo brasileiro. É o alpinista do País que escalou o Aconcágua pelo maior número de vias. Em 2 de junho de 2005 pisou no ponto mais alto do planeta, o cume do Monte Everest, no Himalaia com 8.850 m."

~ ° Quando conheci as cadeias do Himalaia, lembro de nepaleses contando que o povo local considera as montanhas como "moradas dos deuses" e que os homens passaram a atingir esses lugares sagrados, desrespeitando os rituais de devoção. Tentando controlar o incontrolável. Espero que cada vítima fatal das montanhas traga um pouco mais de discernimento para quem quer atingir os grandes cumes por interesse comercial ou em busca de superioridade, simplesmente.

No comments: