Wednesday, July 04, 2007

Seja o seu próprio mestre


Com passagem comprada para a França, a yoguini Carol (loirita, na foto) se despede da turma do Buddha Hall (parece até legenda da revista Caras!).

Foram quatro meses de "cachorro-olhando-pra-baixo e elefantinho" que certamente vão deixar saudades para todos ;)

Para a Carol, dedico esse texto publicado no Prana Yoga Journal desse mês...

"Yoga é sobre assumir autonomia pessoal e responsabilidade por todas as coisas que criamos em nossas próprias vidas. O guru é um fenômeno recente e é uma anomalia dos propósitos e ensinamentos antigos do Yoga. A necessidade de ter gurus não existe. O Yoga foi criado com a proposta de ajudar as pessoas a se curar por si mesmas, restaurar e preservar a energia delas e voltar a ter contato com as forças vitais que criaram o Universo. A evidência antiga e símbolo do Yoga é a imagem esculpida na pedra de um yogi sentado, meditando. Não havia ninguém ao lado dele dizendo o que fazer ou pensar. (...)

Quanto mais rápido eu posso guiar alguém até a sua própria prática pessoal, melhor me sinto em relação ao meu trabalho. O propósito verdadeiro de um professor não é ter um monte de alunos, mas criar o maior número de Mestres possível. E ser Mestre em Yoga não significa ter perfeição de técnica, flexibilidade ou força. É mais o reconhecimento da natureza do Sagrado, da existência e a auto-responsabilidade que vem com encontrar o nosso propósito na Terra" (Escrito pelo professor de Yoga Danny Paradise).

Na foto, da esq p/dir: Francine, Andréia, Nenê, Carol e Carli

3 comments:

Unknown said...

Querida mestre,
sinto que eu ainda precisava de mais alguns meses (talvez anos) de prática antes de chegar perto de conseguir ser minha própria mestre... :( Infelizmente meus últimos meses foram muito mais focados no futuro que no "viver o presente". Mas creio que valeu a pena! Enquanto isso, nossas aulas me permitiram respirar um pouco e me deixaram com um gostinho de quero mais... Considere sua missão cumprida!
Beijos já com saudades,
Carol.

Anonymous said...

Ai, que bonitinho o recado da Carol! Vamos sentir falta dela, né? Quando tu vier ao Rio, tu podes me dar uma aula nas areias de Copacabana, que tal? :)

Anonymous said...

Ah, essa acima era eu (Camila)!