Tuesday, November 28, 2006

Jamaraquá ... exuberante


“Acredita em Deus? Gosto de um monte de deuses, o deus da xícara de café, o deus da mulher gostosa, deus de todas as coisas. Tem uma palavra para isso... politeísta, é isso, sou politeísta.” Continuava a leitura da entrevista do roqueiro Iggy Pop à Trip, quando escuto buzinas de carro na frente de casa. Eram oito de manhã de um sábado nublado, com gosto de cabo de guarda-chuva patrocinado pela Skol.

- Bora para Jamaraquá! – convidava o Manoelito. Na caminhonete do Saúde e Alegria também estavam Wander, Ronaldo e Martinha. No caminho, escuto mais uma vez o anúncio repetido anteriormente por vários colegas paraenses “conhecerás em breve o paraíso na terra”.

Chegamos em Jamaraquá, distante 1 hora e meia de carro de Santarém, após uma estrada estilo rally da floresta. Conheço a Dona Conceição, esposa do Seu Pedrinho, que está construindo uma pousada ecológica na comunidade. Tantos anos de Amazônia não foram suficientes para ele acertar de primeira qual era o melhor material para fazer o chão do estabelecimento de dois andares. O revestimento de concreto se partiu feito migalhas. O jeito é recomeçar.

Nessa época de vazante, percorremos de carro o que literalmente será o leito de um rio daqui a poucos meses. Isso me emociona. E não me canso de observar as esculturas dos galhos retorcidos das árvores, esculpidas pela correnteza de outrora.

Chegamos enfim à “Ilha da Paz Amazônica”, cercada por um igarapé de águas perfeitas. Peixes ornamentais, carás, garças e uma variedade enorme de aves habitam este refúgio natural.

Quando cessam os cochichos humanos, brota o silêncio que nunca é plenamente vazio. A paz preenche esses momentos. Posted by Picasa

No comments: