Wednesday, March 18, 2009

O início do fim

Sempre me interesso por matérias que falam sobre a problemática da água no mundo e a previsão de que haverá muitas guerras e conflitos entre os povos quando este recurso natural ficar bem escasso.O caderno especial do Valor Econômico (13,14 e 15 de março de 2009) trouxe uma reportagem de capa sobre o tema e há sim pontos interessantes que desconhecia. Dois deles me chamou a atenção, sendo que o primeiro refere-se à capacidade de adaptação dos seres humanos com as mudanças climáticas. Cita o caso dos moradores de Maláui (sudoeste asiático) que, cansados de tantas inundações em suas terras por conta do aumento da chuva, trocaram a criação de galinhas pela a de patos. Afinal, patos nadam!

Outro destaque é a gestão (ou seria a falta de) compartilhada da água, uma vez que os rios e córregos não têm fronteiras políticas. Leia só isso:

"O Mekong nasce no Tibete e percorre seis países antes de desaguar no mar, no Vietnã. Até recentemente não tinha reservatórios. Mas a China, agora, está construindo ou planeja construir uma grande série deles e a vizinhança anda preocupada, conta o consultor ambiental Jeff Rutherford, que trabalha e vive em Chiang Mai, na Tailândia. O temor, com as barragens, é de mudanças dramáticas no volume e na qualidade da água do rio, pilar na vida de milhões de pessoas. 'O problema é que as barragens chinesas têm fama de culpadas pela maioria dos problemas de água que vem ocorrendo por ali', continua Rutherford. 'Se governos e empresários da região estão aumentando a sua dependência com a China e está crescendo a raiva que as pessoas dos países vizinhos têm dos chineses, há aí uma situação potencialmente explosiva'".


Estou animadíssima com a pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade, que iniciei na Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo. O mundo precisa cada vez mais de pessoas com espírito crítico e capacidade de transformação.

- Em 2025, 1,8 milhão de pessoas estarão vivendo em países ou regiões com absoluta escassez de água e dois terços da população mundial viverá em condições de falta d'água.

- 2 a 4 litros é o consumo diário de água para cada pessoa, mas são necessários 2 mil a 5 mil litros de água para produzir a quantidade diária de alimentos por pessoa.

- 2 milhões de toneladas de lixo são lançadas em cursos d'água todos os dias.

(Fonte: Valor Econômico).

No comments: