Thursday, August 13, 2009

Papo de yogue

O que eu acho mais bonito no Yoga é a sua busca intrínseca pela liberdade, de mente e de corpo. Com os asanas, os músculos ficam mais flexíveis e passamos a levar consciência para cada parte do corpo, repousando e concentrando a mente dentro de nós mesmos. E qual é o valor de tudo isso? Aprender a viver com mais flexibilidade, conseguir enxergar com mais proximidade o ser humano que existe ao nosso lado, os que passam apressados pela rua, outros que nos atendem mal-humorados no caixa do supermercado, de forma a honrar as limitações e, principalmente, o potencial de cada pessoa.

Faço yoga, diariamente, para que fique gravado em todas as minhas células o verdadeiro significado da tão batida frase: todos somos um.

Infelizmente, dentro da tribo yóguica, percebo justamente o contrário. Praticantes que vão adotando hábitos cada vez mais restritos na alimentação, nos programas que escolhem para as horas vagas, na determinação de seguir um determinado estilo e achar (idiotamente) que existe um caminho único. Com isso, vão se afastando do mundo e, pior, se sentem "melhores", mais "evoluídos" que os não-praticantes.

Ao enrijecer os músculos, acabam enrijecendo o ego.

Como sabiamente repete a minha professora Karina Grecu, ao final de cada aula, que possamos desenvolver uma mente simples, um espírito humilde e um coração generoso. Quer mantra mais direto?

Nesse final de semana tem Yoga Pela Paz 2009. Te espero no domingo, no Parque do Ibirapuera. http://www.yogapelapaz.org/

Foto: yo no Pará, desalinhadíssima segundo os padrões Iyengar, mas extremamente em paz e feliz com o coração.

No comments: