Sejamos moderninhos.
Já faz parte essencial dos cuidados diários para a preservação da saúde física e mental manter uma perspectiva aberta e leve mesmo diante dos pepinos do cotidiano. Bom humor não é artigo de luxo para ser conquistado aos finais de semana em botecos da Vila Madalena. É assunto extremamente sério, tema de saúde pública, ainda mais observando as estatísticas de que um dos medicamentos mais consumidos no ano passado pelos brasileiros foi o calmante rivrotil. O estresse já está no topo dos males que nos assola.
Foi lindo, ontem, ver plateia cheia na palestra sobre Meditação e Saúde promovida pelo Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina da USP. Ainda escreverei um comentário exclusivo sobre o que foi ensinado.
Por ora, sigo com minha campanha (às vezes um tanto quanto solitária) pelo bem-estar: meu e seu.
Inicie checando o corpo. Em intervalos periódicos ao longo de todo o dia, faça uma breve pausa (dois minutitos) para sentir a sua respiração e possíveis tensões nos ombros, na garganta e na barriga. Alongue os braços para cima, espreguiçando-se. Faça uma ampla rotação da cabeça (no sentido horário, invertendo depois). É isso aí, simples, simples.
Temine a pausa checando a sua mente. Assuma responsabilidade pelo seu estado mental e sinta-se plenamente confiante na sua capacidade de encontrar soluções positivas para os obstáculos e aborrecimentos. A vida é esse misto de sofrimento, impermanência e bem-estar. Até o fim (porque no final a gente morre mesmo. Na última vez que vi Sogyal Rinpoche, ele comentou: "As pessoas estão muito preocupadas com a morte. Não deveriam, pois todas serão bem sucedidas em morrer" ha ha ha).
Respirem.
Wednesday, March 16, 2011
Meus senhores, minhas senhoras, jovens e todos que passam por aqui
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Taí...
Exercícios simples que tentarei, realmente, fazer. Adorei o comentário sobre ser bem sucedido em morrer, poizé! O tal do final que todos devem saber, hehehe.
Vou tentar fugir menos da responsabilidade pelo meu estado mental, simples assim :)
Bj
Oi, chuchuzinha! Que a melodia zen invada as tuas sessões de rotação relaxada de pescoço. Vivamos mais responsáveis - e leves...
Post a Comment