Thursday, March 03, 2011

Pessimismo encurta a vida

Diretamente do blog do Planeta Sustentável, aquele óbvio (p)ululante que sempre vale a pena ser transformado em estudo de especialistas ;)

"Pessimismo encurta a vida

Um estudo publicado na revista Applied Psychology, 'Saúde e Bem-Estar', é o mais amplo levantamento já feito ligando felicidade a estados de saúde. Seu principal autor, o professor de psicologia Ed Diener, da Universidade de Illinois, analisou estudos de longo prazo de humanos, experiências com humanos e animais, e estudos que avaliavam o status de saúde de pessoas estressadas por eventos naturais.

'Resenhamos oito tipos diferentes de estudo', diz Diener, segundo a Science Daily. 'E a conclusão geral, para cada tipo de estudo, é que seu bem-estar subjetivo - ou seja, o sentimento de estar bem com a vida, e não estressado ou deprimido - contribui com a longevidade e com a boa saúde em populações saudáveis'.

Um estudo que seguiu cerca de 5000 estudantes universitários durante 40 anos, por exemplo, descobriu que aqueles mais pessimistas quando jovens morreram mais cedo que aqueles que escreviam diários positivos.

Houve algumas exceções, mas a maioria dos estudos de longo prazo revisados pelos pesquisadores mostraram que ansiedade, depressão, falta de prazer nas atividades diárias e pessimismo estão todos associados com taxas mais altas de doenças e vidas mais curtas.

Experimentos com humanos em laboratórios mostraram que humores positivos reduzem hormônios relacionados ao estresse, aumentam a função de imunidade e promovem a recuperação rápida do coração depois de grandes esforços. Em outros estudos, conflitos matrimoniais apareceram associados a curas mais lentas e respostas de imunidade mais precárias."

No comments: