Friday, July 09, 2004

Marreco recheado com repolho roxo!


Quem me dera ter nascido em algum bairro boemio do Rio de Janeiro ou em Florianopolis com suas maravilhosas praias. Drummond fez tantos versos poeticos para a sua saudosa Itabira... Ninguem merece ter nascido em uma cidade cuja atracao principal eh a Festa Nacional do Marreco! Poemas para Brusque? To mais para fazer piadinha, das mais sacanas hahahaha

Fico com vergonha ao comparar meu amor por Brusque com a paixao que sentia um habitante de Osasco por sua terrinha natal, na Grande Sao Paulo. Tava em Londres, intervalo das aulas de ingles, quando ouvi ele contando as maravilhas de Osasco para um italiano. "Nao vale a pena ir para Sao Paulo, muito poluido e cheio de gente estressada. Deixa que eu te pego no aeroporto e te mostro o centro de Osasco. Lah tambem tem uma rua.. bla bla bla". Ateh eu tive vontade de conhecer a cidade hahaha Mas convenhamos, mandar o cara pra la em vez de Rio e Bahia chega a ser cruel.

Enfim, voltamos a Brusque, quem sabe eu consigo atrair alguns turistas?!! Minha cidade tem 70 mil habitantes e (uhuuuu) fica apenas 1 hora e meia de carro de Floripa. Tudo comecou em 4 de agosto de l860, quando 55 colonos alemaes provenientes do Grao Ducado de Baden, sul da Alemanha, fundaram a "Colonia Itajahy", que mais tarde passou a se chamar Brusque, em Santa Catarina.

Quinze anos depois chegaram imigrantes italianos, que por certo riram da cara desses alemaes trouxas se matando na lavoura e construiram uma adega de vinho para aproveitar a vida.

Para completar a suruba internacional, em 1889 chegou uma leva de poloneses esnobes que nao tavam muito dispostos a pegar na enxada, nem pisar em uvas. Montaram tecelagens e originaram outro grande chamariz de Brusque: a industria de malhas e tecidos. Se existe um lugar no Brasil para comprar roupa barata (de qualidade muitas vezes duvidosa, mas cala-te boca) eh Brusque.

Apesar de tantos italianos festeiros e polacos industriais, a cidade enfatizou sempre sua origem germanica. Foi por causa dessa lavagem cerebral a la Hitler que eu fui forcada a fazer 3 anos de Deutsch no colegio, sob comandos da Dona Helengart e Dona Edla. Ainda sei dizer “Ich bin krank” (Estou doente), o que prova que eu tava tentando arranjar uma desculpa em alemao para matar as malditas aulas.
 Posted by Hello

No comments: