Wednesday, March 31, 2010

Reserve na agenda: 7 de abril

Lançamento de A Alegria de Ser - Relaxamento, Integração e Concentração, o novo livro sobre Kum Nye (Yoga tibetano), escrito por Tarthang Tulku.
7 de abril (quarta-feira)
A partir das 19h30.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 224. Alto de Pinheiros, São Paulo.


“Com a prática regular de Kum Nye, ganhamos uma confiança que está fundamentada no autoconhecimento e desenvolvemos uma base de alegria que pode nos sustentar por toda a nossa vida. Aprendemos o que significa estar completo em nós mesmos. Descobrimos o que significa Ser.” Tarthang Tulku

Monday, March 29, 2010

Eu amo segundas-feiras!

Meu entusiasmo baseia-se em vários motivos, mas um dos principais, atualmente, é que sou a chef gastronômica lá do centro budista às segundas. Pesquiso previamente receitas na internet e ando desenvolvendo bem minhas habilidades em cozinhar para várias pessoas. Hoje fiz um homus (pasta de grão de bico com tahine) delicioso e macarrão na manteiga e shoyo com shitake e shimeji. Ok, um prato não tem absolutamente nada a ver com o outro, mas estamos abertos para ousadias. (E dependentes dos ingredientes disponíveis na geladeira e que tem que ser usados antes do prazo de validade).

Cozinhar tem sido uma ótima prática meditativa.

Hora do Planeta
Putz, fiquei olhando pela vista do décimo quarto andar quando deu oito e meia da noite e nada, não notei nenhuma diferença. As luzes da megalópole continuaram acesíssimas. Vale a pena culpar a Eletropaulo por tantos apagões involuntários recentemente?
Campanhas desse tipo ainda sensibilizam?
Acho que o discurso da sustentabilidade será realmente abraçado quando for criada uma nova estratégia de ação. Somos uma sociedade imediatista. Esse conceito de economizar para "deixar para as futuras gerações" não é capaz de reverter os padrões de comportamento de forma massiva e efetiva. Temos que encontrar benefícios imediatos, no aqui e agora. Ainda não tenho soluções, mas continuo me questionando.

Franz!
Não consegui arranjar nenhuma pessoa esquisita para me acompanhar no show da banda escocesa Franz Ferdinand. Eu curto, no entanto, fazer programas desse tipo sozinha. Dá para observar mais a música e dançar like nobody is watching ;) É só jogar no youtube a data do show (23/03/10) no Via Funchal para saboreares um rescaldo.

Páscoa com os Piva
Contagem regressiva para ir para Santa Catarina. Na foto, cena tradicional da família churrasco almoçando na varanda, em Itapema. (Clique na imagem para ampliá-la).

Saudades de ver o mar.

Quarta-feira, tô chegando! Preparem o bolo de cenoura.

Saturday, March 27, 2010

No silêncio e em breve no escuro também

Voltei há pouco do workshop de psicologia budista que teve início na sexta à noite. Decidi que continuarei neste silêncio. Não irei na festa de aniversário do Gu, nem na despedida da Cíntia rumo à Índia.

Lemos mais um belo trecho escrito pela lama tibetano Tarthang Tulku, que acrescentou bastante no que havia refletido e escrito recentemente sobre a importância da gentileza e da generosidade consigo mesmo. Compartilho com vocês, abaixo, e desligo tudo em seguida, notebook, luminária e todas as luzes da casa pela Hora do Planeta, das 20h30-21h30.

"Para restabelecer o contato com o corpo, precisamos tocar plenamente nossos sentimentos mais profundos. Fazer isto requer paciência assim como compaixão. Acostumados a ignorar as comunicações sutis do corpo, a mente agarra as sensações mais fortes de um modo tão violento que os sentimentos mais sutis se dispersam diante dela.
A menos que treinemos nossa mente para ser mais gentil, talvez nunca sejamos capazes de penetrar nos níveis mais profundos da nossa própria experiência"
Tarthang Tulku, em Ensinamentos que vêm do coração.

Amanhã escrevo mais, inclusive sobre o showzaço do Franz Ferdinand, na última terça.

Namastê. É muito bom estar viva!

Tuesday, March 23, 2010

Eu apoio: Hora do Planeta, dia 27 de março

Lembre-se de apagar as luzes neste sábado, das 20h30 às 21h30.


Participe e também ajude a divulgar o protesto contra o aquecimento global.

http://www.horadoplaneta.org.br

Sunday, March 21, 2010

Gazeta Mercantil

Há de chegar um tempo em que vamos denunciar a própria idade ao comentar simplesmente que já trabalhamos na Gazeta Mercantil, o finado jornal de economia (que virou Brasil Econômico). Algo do tipo: trabalhei na revista Manchete ou no Cruzeiro. hehehe

No sábado, rolou encontro chuchuzinho com as ex-colegas de InvestNews Quiara, Fabi Holtz e Dani Barbará. Já completou uma década deste tempo conjunto na redação. Tenho orgulho dessas amizades cultivadas por tanto tempo...

No Hotel Cambrigde, fomos em uma festa chamada "Fora do Perfil", embora o nome mais adequado seria "Fora de Qualquer Padrão de Beleza". Jesus, que festa estranha, com gente esquisita.

Saturday, March 20, 2010

Music! Music Music

Pausa de tanta sessões de cinemas para apreciar um pouco de música ao vivo.

Ontem, uma verdadeira surpresa! Meu primeiro show da banda de jovens talentosíssimos chamada "Pitanga em Pé de Amora", no Espaço Cachueira, em Perdizes.

Com uma mistureba de samba, música popular, frevo, jazz e letras lindas, o quinteto surpreende pela sintonia em que tocam (e trocam entre si) os vários instrumentos, desde flauta, surdo, triângulo, até tamborzinhos de percussão. Parabéns Diego Casas, Ângelo Ursini, Gabriel Setubal, Daniel Altman e a cantora Flora Poppovic!

Para assisti-los no youtube, clique aqui.

"A noite quer se derreter, mas meu desejo não arreda pé
Perigo até tomar veneno,
Não há jeito, eu não tomo né
E desce um xote aí, Seu Malaquias
Eu não saio não, no vão da noite com o dia
Eu vivo leve
O mundo esquentou, te viu
Você nem me notou, bebeu, perdi..."

Site oficial, com algums músicas para download gratuito: http://www.pitangaempedeamora.com.br/

Franz Ferdinand vem aí

A banda escocesa apresenta-se nesta terça-feira, no Via Funchal, em Sampa. Vou representar a Cilenita, que foi a trabalho para Brasília.

Alguém me acompanha?

"Oh, kiss me

Lick your cigarette then kiss me

Kiss me where your eye won't meet me

Meet me where your mind won't kiss me

Lick your eyes and mind and then hit me

Hit me with your eyes so sweetly

Oh, you know, you know, you know

That, yes, I love, I mean

I'd love to get to know you


Do you never wonder?" (No You Girls)

Hoje à noite, nome na lista para dançar em uma festa. Será bom espairecer .... os resultados do meu primeiro mapa astral são desafiantes. Sim, consegui fazê-lo na quinta. E passei a ter medo de Saturno!

Thursday, March 18, 2010

Respire, e vá além das suas emocionalidades

Não tenho o hábito de chegar em casa à noite e ligar a TV para "descontrair", porém ontem deu vontade. Surgiu (no GNT) a imagem de um médico serrando a perna de uma japonesa, naquele procedimento maluco de quebrar os ossos, a fim de ganhar de 5 a 7 centímetros na altura.
Um ano de licença do trabalho, com dores absurdas, para conseguir "sobressair-se no mercado de trabalho", ter "mais autoconfiança", " se sentir mais bonita", "mais capaz"? Meu estômago embrulha, em parte porque não consigo ver imagens de sangue, agulhas e cirurgias, mas também pelo absurdo da situação. A que se presta o ser humano. Desliguei a TV.

Reflito em tantos amigos e conhecidos que neste momento passam por situações difíceis de vida... falta de grana, ausência completa de vontade de viver aos trinta e poucos anos, distúrbios alimentares, zibutramina, antidepressivos, dramas emocionais infindáveis.

Não há poesia inspiradora ou conselho de autoajuda suficientes para reverter esse fardo pesado se não houver, antes de tudo, uma dose cavalar de generosidade. Para consigo mesmo.

Acolha o sofrimento de uma forma honesta, serena, aprenda a ser generoso com suas próprias fraquezas e idiotices. Você é um desanimado que fugiu do convívio com o mundo? Só pega barango na night para não ficar sozinha? Torra todas as horas do dia em trabalho para evitar o silêncio? Come (ou deixa de comer) por compulsão?

Respire. Não é fácil, eu sei. Todos os seus motivos para sofrer são absolutamente pertinentes.

Mas, sinceramente, vá além. Peça ajuda, se for preciso. E se permita ir além.

Om Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Soha.

Foto by Carli, 2007, Bodega Bay

Sunday, March 14, 2010

Ah, o meu primo também é vegetariano. Ele só come peixe e frango.

Agora, me responda: o que leva uma pessoa proclamar-se vegetariana se ela não é vegetariana? Falta de conhecimento? Querer parecer "mais saudável"? Embora saibamos que comer peixe é uma opção saudável e que uma dieta vegetariana não-balanceada pode resultar em anemia, dentre outros problemitas. Por esquisitismo então? Para chamar a atenção?

Confesso que nunca entendi. Por conta dessa confusão toda, incentivada pelos "semi-vegetarianos", tenho que explicar sempre que não sou mais adepta nem do franguito grelhado.
- Mas nada? Nem frutos do mar?
- Não, obrigada.
- Nem peixe?

Prefiro rapidamente fugir dessas conversas de quem come o quê, razões para tornar-se vegetariano, vegan ou ovolactovegetariano, o mico de conseguir B12, militância, A Carne é Fraca, Food Inc, e similares. Eu entendo a curiosidade das pessoas, mas...

Um amigo disse que quando perguntam por que ele é vegetariano, simplesmente levanta a sobrancelha e anuncia, em tom sério: "É complicado"(ponto final).

A Cintia me contou a piada que ouviu: "É fácil ser vegetariana porque o bicho pode sair correndo, mas a alface é obrigada a ficar paradinha, indefesa" (he he he)

Enfim. Cada um deve ser feliz com as suas próprias escolhas, sejam elas cobertas com rúcula e tomate seco ou com camadas extras de bacon (ponto final).

Agora, a parte que mais gosto! Seguem dicas gostosinhas que experimentei na Califórnia para os vegetebes de plantão. Os vários sabores da linha de smoothie (vitaminas) "Naked", que milagrosamente não tem açúcar adicionado. O meu preferido era esse, de morango e banana, mas o verde (com kiwi, maçã verde) também era uma delícia!

Ah, as clássicas barrinhas de cereais para deixar na mochila. Essa aqui é mais molhadinha, integral, e tem combinações diferentes, como de maçã com gengibre. Honest foods.

Chocolate orgânico. Parte da renda é revertida para projetos de salvamento de espécies animais em extinção.

Fim da sessão piquenique na estação de trem de Mercedez, prestes a embarcar de volta para San Francisco.
Aliás, existe algo melhor do que viajar de trem?


Fotos by Carline Piva, sep 2009, California.

Meditação, Rodin?

Vi recentemente no MASP uma bela exposição sobre o Romantismo, que - como você deve suspeitar - vai muito além do amor romântico entre pessoas. É o estado elevado de levar a vida em sua plenitude.

"O mundo precisa romantizar-se. Assim reencontraremos seu sentido original (...) Dando ao lugar comum um significado mais elevado, ao vulgar um aspecto misterioso, ao familiar a dignidade do desconhecido, ao finito uma aura de infinitude, eu o romantizo", Novales.


Em uma parte que falava dos estados mentais, encontro uma das esculturas do francês Rodin, cujo título me chamou muita atenção. "Meditação"?! Uma moça nua tocando o mamilo esquerdo com a mão e beijando o seu antebraço direito?
P.S: Alguns dias depois de escrever isso, penso: e por que não meditar assim?

Blogs blogs blogs

No início do ano, muitos amigos do yoga aproveitam para ir para a Índia fazer cursos, retiros e vivências.

Rishikesh, com suas águas límpidas da nascente do rio Ganges, virou o point de encontro da comunidade zen... algo como Campos de Jordão no inverno (he he he... sei que a comparação é indevida, mas não resisti).

Seguem blogs muito bacanas para quem quer acompanhar notícias do Zen World.

Os três primeiros ainda estão por lá (Renata e seu namorado Bruno e o Atilio), a Dani acaba de voltar e os demais são outros blogs que acompanho sempre. Namastê!

Renata Mendes
http://actveda.blogspot.com/

Bruno Jones
http://issoeyoga.blogspot.com/

Atilio Baroni Filho
http://conhece-te.com.br/

Dani Santa Rosa
http://www.daninaestrada.blogspot.com/

Cacau Peres
http://aspiranteayogini.blogspot.com/

Herica Sanfelice
http://www.herica.com.br/blog/

Yoga pela Paz
http://yogapelapaz.blogspot.com/

Pedro Kupfer
http://yoga.pro.br/inicial.php

Thursday, March 11, 2010

É difícil escolher no presente o que talvez aconteça no futuro

Uma sábia atitude nessas fases de transição de vida é manter-se aberta.
- Novas oportunidades, sejam bem-vindas, a casa é de vocês.

Dar chance ao desconhecido, ou pelo menos uma reflexão serena se vale mesmo a pena. Respirar antes de aceitar ou recusar de primeira mão. Fala sério, como é difícil. Ou só acontece comigo?

Como a gente quer logo preencher esse espaço aparentemente vazio com atividades, como é difícil manter-se nesse limbo com tons ora irradiantes, ora opacos.

Libriana´s talk
Faz quase uma semana que fiquei sabendo que importantes projetos que estava engajada e que começariam imediatamente não vão mais rolar. Outras ofertas, porém vem aparecendo, muitas fora de São Paulo. O que será melhor para mim? Financeiramente? Que toca o coração? Será que dá para coordenar duas delas ao mesmo tempo e ainda ter tempo para mim? Talvez comece em abril? Era para ontem? Ou uma ou outra? Mas qual?

Oráculo
Penso no que eu tenho agora de concreto, além das dúvidas. Hã?
Decido agendar um mapa astral com a Lama Tsering, que comanda o centro de budismo tibetano Odsal Ling. Apesar de nunca ter pensado em fazer nada desse tipo, o desejo soou como bem racional, como a coisa a ser feita. Já ouvi vários ensinamentos muito profundos da Lama, que é, digamos, bem direta ao ponto (uma versão Vajrayana de Carolina Cordioli). Me conforto com a ideia de ter uma espécie de oráculo divino, com pontuações cósmicas, para me ajudar nas escolhas.

A assistente da Lama me liga avisando que o encontro terá que ser reagendado para a próxima quinta-feira, a não ser que fosse uma "emergência". Bom, pensei, se consegui sobreviver 32 anos sem nenhum mapa astral, não devo precisar de um pronto-socorro espiritual nesses sete dias. Respiraremos até lá, refletindo sobre a impermanência, o não-controle de tudo, os yamas e niyamas do yoga, o caminho óctuplo budista. Tenho um longo repertório de teorias a ser praticado.

Desencontros
Muitos amores começam no ocaso, naquela coincidência mágica de ambos estarem em um mesmo lugar dentre tantos outros que poderiam ter escolhido. Os desencontros de momentos de vida, que resultam em separação, porém, faz a gente desdenhar a magia e sentir aquele gosto meio-amargo de frustração. Por que Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo que amava Juca?
Sinto muito, mesmo.

Foto by Carline Piva, em Porto Belo (SC). Caminhando na praia, também questionando escolhas

Rapidinhas tecnológicas

#A minha gerente do banco, sabendo que sou jornalista, me pergunta, animada:
- Você tem twitter?
- Sim. Por que?
- Você segue o William Bonner?
- (É óbvio que...) Não. Eu seguia a Miriam Leitão, mas cansei por ela ser tão workaholic e twittar feito o último dia de sua vida. Por que?
- Ele é muuuuuuuito mais descontraído ali do que apresentando o Jornal Nacional. Ontem mesmo queria opinião para saber qual gravata usar. Colocou até três fotos para a gente ajudar a escolher a cor.

(céus.com.br!)
Quer ajudar a escolher a cor do meu legging de yoga? Follow me, just follow me: @carlinebrasil

#Com tanta matéria interessante neste mundo, vamos perder oito aulas da pós-graduação "debatendo" metodologia científica para projeto de pesquisa. Isso é pré-era do Google, minha gente! Não é a toa que os botecos ao redor da Faculdade de Sociologia e Política estavam lotados nessa quinta-feira calorenta.

Eu vim pra casa logo, na esperança de dormir cedo, pois acordei cedo pro yoga (hoje) e acordarei cedo (amanhã) para a sessão de meditação. Tomara que conjugar o verbo acordar, em vez de beber, me garanta um atalho à iluminação.

Monday, March 08, 2010

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." Cora Coralina


Antes de eu ligar o skype para desejar Feliz Dia Internacional da Mulher, minha mami me ligou no celular, desejando o mesmo. Tão amorosa e acolhedora, como sempre.

A Maria Marlene é certamente a mulher mais importante do meu mundo.

Foto by Dirceu Piva, na pracinha do centro de Brusque, em outubro de 2008

Sunday, March 07, 2010

Cerejeiras

Vivi tantos sentimentos contraditórios no fim de semana. Notícias tristes por um lado, que me fizeram soluçar, mas também acontecimentos repletos de beleza e amor.

Os diálogos do filme "Hanami - Cerejeiras em flor" continuam indo e vindo da mente. Sinto vontade de abraçar meus pais e a Cilenita. E de colocar a mochila nas costas e conhecer a República Tcheca, o Tibete, as cavernas do Vale do Ribeira, o Pico da Neblina...

Foto by Carli, no Parque do Ibirapuera (sim, há cerejeiras por lá, floridíssimas em agosto)

Atentado a bomba em Pune, cidade onde vive Iyengar

Cheguei para praticar yoga no sábado e soube do atentado com vítimas fatais na cidade onde está localizado o instituto de B.K.S Iyengar. :(


Saiu na Folha Online:
"Grupo dissidente paquistanês reivindica ataque na Índia, diz jornal

Um grupo radical até então desconhecido, que se anuncia como dissidente da organização paquistanesa Lashkar-e-Taiba, reivindicou o atentado a bomba de sábado passado (13) que matou nove pessoas em um restaurante na cidade indiana de Pune, informa o jornal "The Hindu".

A bomba, deixada em uma bolsa em uma padaria popular da cidade de Pune, feriu ainda 60 pessoas e pareceu ter turistas como alvo.

O jornal relata que seu correspondente em Islamabad foi contatado por telefone por um homem que se apresentou como porta-voz de um grupo chamado Lashkar-e-Taiba al Almi e que reivindicou o atentado com bomba.

O homem disse ao jornal que o atentado foi uma resposta à recusa da Índia de incluir a questão da Caxemira na reunião com o Paquistão programadas para 25 de fevereiro --que encerrará mais de um ano de relações bilaterais suspensas, desde os atentados de novembro de 2008. (...)"

Friday, March 05, 2010

Sexta-feira, com atenção plena no trabalho

Inspire-se também!
"Uma tarefa rotineira feita com toda a sua energia é mais gratificante do que um envolvimento parcial com um projeto que o requisite mais. Você descobrirá que o que faz a diferença, no seu trabalho, é a atitude que tem ao fazê-lo. Assim que se tornar mais eficiente em fazer bem coisas simples, poderá melhorar sua capacidade de planejar e de estabelcer metas criteriosas, conseguindo, então, alcançar objetivos mais complexos, com facilidade", Tarthang Tulku


O tempo foi escasso durante a semana para escrever no blog, mas deixo aqui a dica para o seu fim de semana: El Secreto de Su Ojos, o filme argentino que concorre ao Oscar. Te prende do início ao fim :0)

Namastê!

Meditação sobre a morte em ex-casa funerária

Saiu no The New York Times (Obrigada por compartilhar João e Franca).

Único comentário possível: ah, os americanos!
"What happens to a funeral home when it’s no longer a funeral home?

For Ava Gerber, who recently bought the Robert F. Cranford Funeral Home near Fort Greene Park on DeKalb Avenue, the answer was obvious: turn it into a yoga studio.

Then, bring students to the embalming room and help them meditate on death.

“You couldn’t really do effective death meditation unless you were in a funeral home,” said Gerber (grifo meu: será????!!), who has owned Lucky Lotus Yoga since 2005 and relocated from a location a few blocks away early this year. “Who would come to a death meditation in a regular studio?”

Death meditation has long been part of Tibetan Buddhist culture. Despite its name, it isn’t meant to be morbid. Instead, the practice allows people to confront death so they can live each day to the fullest. Traditionally, meditation took place alongside a corpse, which is why Gerber opened her studio in a space with an embalming room.

Early in February, during the studio’s second death meditation class, Gerber perched on a pillow in the darkened basement room, lit by a flickering candle. She reminded the class that the blood of hundreds — “maybe thousands” — of bodies had run through the room. Then, cutting through the still in staccato rhythm, she described a scene to a group of five students:

A little girl chases a ball. The girl runs onto the road. The girl dies... "

Leia o texto na íntegra, clicando aqui. (A foto eu surrupei da matéria)

Monday, March 01, 2010

Novos começos, com eventuais rupturas (mais ainda?)

Hoje começou o segundo ano do meu curso de Psicologia (Budista Tibetana). Estou curiosa para descobrir o que restará da minha auto-imagem em 2011. Apenas curiosa. Preocupada, não.

Depois do Ponstan 500 mg de café da tarde, vi cores violetas e turvas bem simpáticas. A gente só lembra o quão fantástico é viver sem dor após um dia de cão desse. Frase de início da semana: Let's not take life and health for granted.

Segundona Buscopan

Passei a noite com uma das piores crises de cólicas menstruais já sentida. Nessas horas, ainda mais com o friozinho da noite, me pergunto se alguma yoguini já levantou da cama para "relaxar" em uma sequencia de supta padangusthasana e todas as demais posturas indicadas para esse período. Duvido! Bem, se for esse o seu caso, por favor me mande um e-mail para entrar nas minhas estatísticas de heroína.

Eu espero algum dia conseguir. Por ora, me remexo na cama, pergunto mas por que eu, universo?, xingo por nunca ter comprado uma bolsa de água quente, mesmo morando em cima de duas farmácias, faço massagens na barriga (é louco pereceber tão nitidamente o oblíquio tensionado por conta da dor) e, hmmmmmmmm, me entupo de Buscopan (que ontem resolveu não fazer o tão esperado efeito imediato).

Lembrei de uma piadinha dita pelo amigo Mick...
- Sabe por que as mulheres têm TPM e cólicas?
- Porque elas merecem!