Monday, July 05, 2004

Come to India. One billion people can't be wrong!


Cruzei a peh a fronteira da India vindo do Nepal. Uma placa dizia "Welcome to India" e, abaixo dela, dezenas de criancas sujas e maltrapilhas sorriam para mim, provavelmente pensando: mais uma turista, atacaaaaaaaaaaar: "one rupee? Biscuit? Sweet? ten rupees?"

O posto da alfandega para carimbar o visto era imperceptivel. Fiquei uns 5 minutos procurando feito tonta, com rickshaws gritando no meu ouvido. Rickshaw eh uma praga necessaria neste pais. Traduzo como um indiano esqualido se matando para pedalar uma bicicleta com uma especie de charrete acoplada, na qual vc senta e fecha os olhos para nao ver as barbaridades cometidas no transito sem semaforos.

Havia comprado o bilhete de onibus no lado nepales e os indianos comecaram com um papo de que justo naquele dia havia greve nacional de onibus. A unica saida era seguir viagem de jipe, obviamente pagando o dobro da passagem que jah havia pago."NO FUCKING WAY!!! I'll find the bus alone"... da-lhe berrar. O motorista disse que eu poderia embarcar apenas pagando uma taxa de bagagem. Xinguei ele de coisa pior. Todo o meu mes de meditacao no Himalaya desapareceu em 5 minutos no territorio indiano grrrrrrrrrrrr Apos uns 15 minutos, ele se conformou que nao conseguiria extorquir nenhum dinheiro meu e partimos para Varanasi, distante em cerca de 11 horas.

Este eh apenas um exemplo das negociacoes malas que tive que encarar umas 50 vezes por dia durante os 35 que sobrevivi por lah. Comprar comida, pegar taxi, fechar preco do quarto das pousadas, escolher souvenirs... tudo gira em torno do Indian business e haja saaaaaacoooooo! Aprender a controlar os ataques raivosos eh uma missao diaria. Acredite: as paisagens, os belissimos templos e a oportunidade de viver em uma cultura radicalmente diferente da brasileira mostrou que no final vale muuuuito a pena!

Sim! Eles:
- cagam nas ruas;
- tem casamentos arranjados, nos quais os dotes ainda sao requisitados. A noiva eh que pasta esperando no "altar". O noivo recebe as pompas, chega a cavalo, com banda ao vivo e muita festa;
- consideram a vaca como animal sagrado. Os animais, porem, em vez de serem tratados como divindades, vivem soltos pelas ruas comendo lixo e cheios de doencas;
- vivem em precarias condicoes de higiene. Eu ateh escovava os dentes usando agua mineral da garrafinha. Pior eh quando o garcom vinha anotar o seu pedido enfiando o dedo no nariz URGHHHHHHH

Infelizmente eu revelei um unico filme de fotitos. O restante soh no Brasil (jah tenho tanta coisa para carregar na volta!) Aih vai um pouquinho da viagem mais marcante que fiz ateh entao. Fico devendo minha cidade preferida: Varanasi, local mais santo para morrer e reduzir as etapas no ciclo de reencarnacoes ateh atingir o Nirvana. O rio Ganges passa imponente por lah e recebe diariamente centenas de fieis em suas aguas extremamente poluidas, alem de cinzas de mortos, bufalos sendo lavados e tudo o que se possa imaginar. Eh conhecido como Mother Ganga. Espiritual ou nao, nao ousei nem colocar o dedinho do peh dentro dele hhehehe

Ir para India sempre foi meu sonho, desde pequeninha. Acho que tem a ver com historias sobre o Taj Mahal, monumento construido em nome do amor por uma donzelinha. Eh dificil dizer se quero voltar algum dia para lah. Mas se voltar, vou com certeza convencer alguem a ir comigo. Essa historia de ser mulher e ir para lah sozinha eh muuuito masoquismo! Vai por mim.

Beijos!
 Posted by Hello

2 comments:

Anonymous said...

Carli,
se resolveres fazer uma nova viagem à Índia, quem sabe eu possa ser convencida a ir junto! :) Mas tens que prometer que vais usar teus conhecimentos locais pra me livrar da maioria das micos e furadas.
Queridas, as fotos estão MARAVILHOSAS!!!
muitos beijos,
Carol.

Carline :) said...

Eu farei o maximo para te livrar de furadas, Carolzita, mas da diarreia nao ha escapatoria. Nao tem jeito mesmo. Vais mesmo encarar?